Pode pesquisar!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Confusão no Templo

"Quando chegaram de volta a Jerusalém, Jesus foi para o Templo e começou a expulsar os negociantes e seus fregueses, derrubando as mesas dos cambistas e as barracas dos vendedores de pombas, impedindo que alguém carregasse mercadoria pelo Templo." Marcos 11: 15 e 16

     Ao ler essa passagem, o mais notável é a irritação de Jesus mediante a essa situação, até então nunca tínhamos visto Jesus tão bravo com alguma coisa e muitos não esperavam essa reação dele. Não existe problema nenhum em Jesus ter se irritado, primeiro ele era Deus e segundo a Bíblia nos ensina que é lícito irar-se, e atualmente muitas situações nos deixam assim, mas o problema é quando pecamos. Jesus irou-se, mas não pecou! (Efésios 4: 26).
     Mas vale a pena estudar o que teria deixado Jesus tão bravo. Essa passagem recebe o subtítulo: A purificação do Templo, isso significa que algo ali era impuro, precisava ser limpo, naquela lugar havia pecado. Mas o comércio não é um pecado!
     Durante a época dos sacrifícios vinham pessoas de todo o local para adorar e ofertar ao Senhor no Templo de Israel, e era muito complicado trazer animais e frutos da colheita de lugares tão longínquos. Devido a essa situação, Deus estabeleceu uma norma a essas pessoas: Elas deveriam separar suas ofertas e vendê-las em sua terra, o dinheiro arrecadado seria levado até Israel, e lá eles comprariam suas ofertas e queimariam no altar.
     No pátio do Templo existiam dois tipos de barracas: 
          1 - Cambistas: Como as pessoas vinham de todos os lugares era necessário trocar as moedas para que pudessem comprar os animais.
          2 - Mercadores: Esses vendiam animais e cereais para que fossem ofertados a Deus.
Ambas eram administradas pelos sacerdotes e eles estavam roubando as pessoas. Durante o câmbio, os valores que recebiam dos habitantes eram sempre maiores que os que eles entregavam. E na hora da compra, os sacerdotes elevavam o preço da mercadoria. Assim os ofertantes eram lesados e ofereciam a Deus menos do deveriam!
     Sim, por isso Jesus purificou o templo, os homens escolhidos para ser canal de Deus aos povos estavam em pecado. Os sacerdotes estavam roubando a Deus e aos Homens!

"Dizia-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos, mas vocês a transformaram num esconderijo de ladões." Marcos 11: 17

(Estudo feito com base na ministração do Pr. Zach Neese, no 13º Congresso Diante do Trono - 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, Deus abençoe!